top of page
Buscar

Todos os palcos tem seus bastidores, mas qual parte a gente conta mais?


O que você sentiria se recebesse um convite de uma das pessoas mais inspiradoras para a sua história?


Então, os bastidores dessa foto iniciaram no dia 21/01/2023 quando Gladys Cazumbá, Diretora de Gestão do Conhecimento da ABRH Bahia, de forma muito generosa, me convida para assumir a coordenação do grupo de prática Gestão Estratégica com Pessoas.


Receber um convite dessa grande mulher que inspira afeto, força, coragem foi um dos meus grandes presentes em 2023, mas o paradoxo da celebração e autossabotagem estiveram por aqui. 


Passaram várias questões em minha mente:


  1. Por que eu?

  2. E se eu fracassar?

  3. Minha única experiência no setor de Recursos Humanos, foi como cliente interna, então como irei assumir a Coordenação deste Grupo, em que quase 100% atuam nesta área?

  4. Será que terei que fazer um MBA para coordenar este time?


A diferença de permanecer são e salvo ao receber um desafio, é ter apoio (e as lideranças da ABRH Bahia literalmente pegaram em minha mão), lançar um olhar curioso intencional, entrar com a xícara vazia e baixar a régua da expectativa, afinal eu estava em modo beta, ou seja, fase de testes sobre minhas novas práticas e interações. 


Logo as minhas fantasias foram aliviadas quando eu respondi as minhas próprias perguntas:


  1. Por que eu? Porque alguém enxergou em mim o potencial de trazer algo diferente e inovador para os grupos de prática.

  2. E se eu fracassar? De fracasso em fracasso, a gente vai criando as vitórias. 

  3. Minha única experiência no setor de Recursos Humanos, foi como cliente interna, então como irei assumir a Coordenação deste Grupo, em que quase 100% atuam nesta área? Tenho mais de 15 anos atuando nas áreas de Gente & Gestão e minha maior missão é provocar novas formas de trabalhar, e isso, eu faço muito bem!

  4. Será que terei que fazer um MBA para coordenar este time? O MBA será indispensável, pois o maior desafio é como integrar e engajar uma Comunidade, atividades já conhecidas por mim. 


Então, a cada encontro que se passava, confirmava que tinha que ser eu a estar aprendendo com este grupo.


Agora a gente pula para o dia 19/10/2023 em que recebo um convite para ser painelista no Congresso da ABRH Bahia e apresentar sobre as práticas do nosso grupo.


Fiquei super animada, surpresa e com medo. Mas também interpretei na mensagem que algo de bom estava sendo construído. Porém, o nosso principal combinado em nossos encontros do grupo de prática era de que existia uma responsabilidade compartilhada por nossos aprendizados. 


O time que fez tudo acontecer, então eu tinha que ir acompanhada.

Até porque, aprendi com a Carol Manciola que ao subir em um palco, é possível fazer caber mais gente.


Montamos um grupo flash com quem estaria no Congresso, criamos o tema do painel e montamos a apresentação em um tempo record. Tudo isso em grupo!


Agora pula novamente para 24/10/2023, uma conjuntivite me pegou de surpresa, até essa data eu não estava recuperada e o Congresso seria no dia seguinte, 25/10/2023.


Novo desafio: Definir dentre estas 5 grandes mulheres influentes e competentes em Gestão Estratégica com Pessoas, quem seria a nova mediadora. 


De forma corajosa e generosa, elas toparam mais um desafio, entraram em consenso e revisaram a rota por conta da minha ausência.


O Congresso começou e eu estava inconformada em não estar presente, pois até então eu conhecia essas grandes mulheres no mundo virtual-real, mas ainda não tínhamos nos abraçado. O afeto é muito importante em minhas parcerias e interações!


No final da tarde do dia 25/10/2023 fui pela 4ª vez na oftalmologista e verifiquei se ainda estava transmissível e se eu poderia ir ao evento.


Enfim liberada!!!!!! Desde que...

Pouquíssima maquiagem, um batom bem básico e cuidado com o excesso de luminosidade, afinal foram 16 dias de isolamento.


Pensei mil vezes se iria... O que de pior poderia acontecer se eu fosse a um evento de cara limpa, com meu cabelo cheio de fios brancos e sem esmalte nas unhas?

Eu com certeza iria deixar de assistir 5 mulheres fortes entrando em ação em perfeita simbiose, vulnerabilidade e muita coragem. 


E aí me lembrei que existem várias formas de aproveitar as oportunidades que nos aparecem. Neste dia eu não subi no palco, cedi o espaço, fiquei na primeira fila muito emocionada(como agora, escrevendo esse texto) e fazendo vários registros deste dia memorável. 


Competição é o meu 9º ponto forte pela metodologia Pontos Fortes Ynner & Gallup e aplicá-lo de forma colaborativa é o que faço melhor.


Eu sei como ser a 1ª, mas sei muito mais sobre como apoiar outros a estarem em 1º. 

No meu mundo não existe vitória sem comemoração e eu celebro essas 5 mulheres gigantes!


Da esquerda para a direita: Emanuelle, Vanessa, Andréa Vieira, Andréa Aragão e Ingrid. 


Mas na primeira foto tem 6 mulheres, então quem é a 6ª? Sou essa mulher alta, de olhos inchados ainda por causa da conjuntivite, sem maquiagem, cabelo curto cacheado com vários fios brancos, uma camiseta escrita Chief Happiness Officer (que comunica um dos meus ofícios) e um sorriso emocionado!


Se a gente deseja sair de recursos humanos para relações humanas, te convido a falar mais sobre a vida real dos bons bastidores, aqueles que muita gente precisa escutar mas tem muito medo de contar.


No final de tudo, permaneci neste dia sã e salva graças a essas 5 mulheres

 
 
 

Comentários


SUSTENTABILIDADE HUMANA NAS ORGANIZAÇÕES

Todos os direitos reservados© 2024 por Itana Torres. 

Siga minhas redes:

  • LinkedIn
  • Instagram

Entre em contato:

Telefone: (71) 9956 4451

N E W S L E T T E R   L I N K E D I N

Líder São e Salvo

Nessa Newsletter, disponível no LinkedIn quizenalmente, falamos sobre: engajamento, segurança psicológica, saúde mental e as skills humanas.

bottom of page